Encomendas online
A concretização de compras através do site www.dipo.pt implica a criação ou existência de registo online por parte do utilizador, com a disponibilização de todos os dados solicitados para o efeito. Durante o processo de compra, o utilizador deverá indicar os dados necessários para o tratamento da encomenda (tais como a morada de entrega ou dados de faturação). A conclusão e pagamento da encomenda implicam a validação por parte do utilizador dos dados apresentados.
Qualquer encomenda online está sujeita à disponibilidade e qualidade dos artigos ou serviços.
Após confirmação do pagamento, receberá um email automático a confirmar o pedido, acompanhado do detalhe da encomenda. No caso de o pagamento não ser efetuado no momento da compra online (ex. pagamento com referência Multibanco), receberá um email adicional com os detalhes da encomenda e instruções de pagamento. O não pagamento da encomenda no prazo máximo estipulado neste email implica o seu cancelamento automático.
Após a validação do pagamento, a DIPO dará início à preparação e entrega da mercadoria. Caso a encomenda não seja paga no momento de realização da mesma, a DIPO não garante a disponibilidade de stock ou data de entrega escolhida pelo utilizador, podendo sofrer alterações. A data final de entrega será comunicada ao utilizador através de email e/ou SMS. Caso o utilizador identifique alguma situação anómala, deverá entrar em contacto com o Serviço de Apoio ao Utilizador através do número 914 343 422 (Chamada para a rede móvel nacional) ou pelo formulário online.
Na eventualidade da informação apresentada padecer de algum erro, assiste ao utilizador o direito à resolução do contrato de compra e venda nos termos legais aplicáveis.
Recusa de encomenda
A DIPO não será responsável perante o utilizador ou terceiros por retirar qualquer produto ou serviço publicado em www.dipo.pt ou por alterar ou eliminar quaisquer informações sobre os mesmos. Poderão ocorrer circunstâncias excecionais que impliquem a recusa de processamento de uma encomenda online, mesmo após o envio da confirmação de encomenda.
A DIPO reserva-se o direito de recusar uma encomenda por diversos motivos, a destacar:
- Quando o produto ou serviço já não se encontra disponível;
- Em caso de preço incorreto de um artigo ou serviço;
- Quando os dados de entrega ou faturação estão incompletos ou incorretos;
- Em caso de impossibilidade de entrega na morada fornecida;
- Em caso de suspeita de encomenda falsa ou fraudulenta;
- Quando a encomenda não foi paga num prazo máximo de 2 dias após a sua criação;
- Em caso de suspeita do utilizador não cumprir a política de conduta do site.
A DIPO reserva-se o direito de informar o utilizador sobre a recusa da encomenda em causa e propor ou solicitar soluções de resolução alternativas. Na impossibilidade de solução consensual ou de contacto com o utilizador, a encomenda será cancelada pela DIPO, sendo feito o reembolso integral do valor pago pelo utilizador, a devolver pelo mesmo método de pagamento.
Entrega da encomenda
As entregas de encomendas online podem ser efetuadas de duas formas: levantamento em loja e entrega em casa.
Ao efetuar a encomenda online, o utilizador poderá solicitar gratuitamente o levantamento dos produtos encomendados em loja, mediante disponibilidade de stock. O utilizador deverá igualmente selecionar uma data e um período horário no qual pretende fazer a recolha dos produtos, de acordo com as opções apresentadas no site. Em caso de necessidade de alteração da data selecionada, poderá posteriormente selecionar uma nova data acedendo ao detalhe da encomenda na sua área pessoal ou entrando em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente.
Quando o(s) artigo(s) encomendado(s) pelo utilizador estiver disponível para entrega, a DIPO enviará um SMS ou e-mail ao utilizador, avisando-o de que a encomenda poderá ser levantada na data informada.
Caso após repetidas tentativas se mostre impossível contactar o utilizador para proceder ao levantamento da encomenda, a DIPO enviará para a morada por este fornecida aquando da encomenda, uma carta registada com aviso de receção, concedendo-lhe um prazo de 15 (quinze) dias para proceder ao levantamento, sob pena de perda do sinal prestado e de qualquer direito sobre o(s) artigo(s) encomendado(s).
Tendo sido regularmente notificado, e decorrido o prazo referido na condição antecedente sem que o utilizador proceda ao levantamento da encomenda, assiste à DIPO o direito de fazer seu o valor pago pelo utilizador e de proceder à venda do(s) artigo(s) encomendado(s) e não levantado(s) pelo mesmo, não podendo o utilizador posteriormente reclamar da DIPO o pagamento de qualquer quantia, compensação ou indemnização, seja a que título for.
Para efeitos de levantamento da encomenda, o utilizador deverá ter em sua posse um documento pessoal de identificação e o email de confirmação da compra (ou cópia do mesmo). O levantamento da encomenda deverá ser feito no local definido para o efeito, indicado no email de confirmação de encomenda.
Na eventualidade da DIPO não disponibilizar ao utilizador o(s) artigo(s) por este adquiridos(s) no prazo de 30 dias, contados da validação da compra, o utilizador poderá desistir da mesma, conferindo-lhe essa desistência o direito à restituição do valor pago e nada mais podendo ser exigido à DIPO, seja a que título for.
Entrega em casa
A DIPO prevê a realização da entrega dos produtos encomendados online, devidamente acondicionados, na morada e data indicadas pelo utilizador para o efeito. A data indicada poderá sofrer alterações, nomeadamente por indisponibilidade de stock ou imprevistos do transportador, não podendo, todavia, a DIPO ser responsabilizada no caso de a entrega não ser satisfeita neste prazo.
A data selecionada pelo utilizador só é válida mediante pagamento no momento da realização da encomenda online. Qualquer atraso no pagamento poderá implicar alterações ao seu processamento.
Relativamente às entregas de encomendas nas Ilhas, o utilizador tem duas opções à sua escolha:
- Indicar a morada de um transitário por si selecionado, sito em Portugal Continental, sendo que o custo de entrega da encomenda ao transitário será o correspondente ao do envio para uma morada em Portugal Continental (é da inteira responsabilidade do utilizador os custos inerentes ao serviço do transitário), ou
- Indicar a morada final no Arquipélago dos Açores ou Madeira, sendo que o custo de entrega da encomenda corresponde à deslocação da DIPO até à morada indicada (entrega à porta de casa).
A DIPO informa que os prazos médios de entrega são os seguintes (mediante disponibilidade de stock):
- Portugal Continental: entre 1 a 3 dias úteis para o serviço de transporte normal para todo o país;
- Ilhas: a partir de 16 dias úteis para o serviço de transporte via marítima (sem limite de peso) ou 9 dias úteis para o serviço de transporte via aérea (máximo 30kg), com prazo máximo de 30 dias úteis para entrega, excetuando condições externas à DIPO ou transportadores, como condições climatéricas, greves, etc.
Dependendo do serviço de entrega, o utilizador será notificado por SMS ou e-mail pela empresa transportadora no dia anterior à data da entrega ou no próprio dia, podendo reagendar nova entrega caso necessário. A DIPO não realiza, por hábito, entregas aos sábados, domingos ou feriados.
Se, por qualquer motivo, a DIPO não puder proceder à entrega na data prevista, o utilizador deverá ser informado em conformidade e deverá ser-lhe dada a opção de escolher uma nova data ou de proceder ao seu cancelamento, sendo feito o reembolso integral do valor pago.
Caso a DIPO não puder proceder à entrega por motivo imputável ao utilizador, nomeadamente por ausência do utilizador no caso de entrega ao domicílio, ou por não se encontrar contactável para receber a encomenda, será cobrado o custo respetivo pela repetição da entrega, em caso de reagendamento da mesma a pedido do utilizador.
Relativamente aos custos de entrega, os mesmos são variáveis, calculados de acordo com a tipologia dos produtos encomendados e a morada de destino. A montagem dos artigos não está incluída no respetivo custo de entrega.
O utilizador poderá consultar todos os detalhes do serviço de entregas.